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Desenvolvimento dos business groups no Brasil: uma visão histórica



Os grandes grupos de negócio, ou Business Groups (BG), tem sido alvo de pesquisas eanálises críticas por muitos anos. Apesar das diferentes visões ao longo das últimas 5 décadas, a maioria dos autores tem se mostrado cética com os benefícios da diversificação. Entretanto, observa-se um comportamento errático em economias emergentes, principalmente devido a fatores institucionais. Nesses países, grupos econômicos desenvolvem-se e com frequência prosperam. Motivado por esse fenômeno, o presente trabalho se propõe a entender e analisar o desenvolvimento dos BG no Brasil. O caso da evolução histórica dos BG no Brasil mostra como eles encontraram terreno fértil no país. Em sua gênese, aproveitaram-se das políticas industriais como a de substituição de importações para alcançar dominância de mercado. Historicamente, também beneficiaram-se de falhas institucionais, algumas das quais geradas em momentos de crise, como, por exemplo, aproveitando-se de elevados spreads em diversos momentos do país. Os BG souberam também aproveitar movimentos institucionais nas reformas pró-mercado vividas no país, usando incentivos governamentais para atuarem de forma ativa no processo de privatizações. Ao mostrar como os BG surgiram e se desenvolveram no Brasil, aproveitando falhas e mudanças institucionais, o estudo apresenta importantes implicações para estudos teóricos e empíricos sobre o tema.


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